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quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Equipe

Estava ouvindo o "Papo de Gordo" sobre preguiça semana passada e o convidado Luciano Pires comentou uma situação em que precisou resolver um problema com a Google(empresa). No primeiro contato foi atendido pela consultora "A" que, quando do segundo contato não pôde o atender. Ele então foi atendido que pela consultora "B" que substituiu sua colega terminando o atendimento do Sr. Luciano.
Depois disto, na pesquisa de satisfação ele comentou que a primeira pergunta era se na falta da pessoa que deveria tê-lo atendido ele havia recebido um bom tratamento de quem a substituíra.

Não é comigo
Por que falo disto. É muito comum ver no dia a dia das empresas o comentário "isto não é comigo". É difícil que, na falta de alguém para tratar uma questão, outra pessoa assuma a responsabilidade ou, no mínimo, encaminhe a situação de forma que seja resolvida sem ter que aguardar pelo responsável.

Aparentemente na citada empresa acima isto é uma regra. Mas não penso que esta seja a melhor maneira de se definir isto. O ideal é que as pessoas, não tenho um melhor termo, "vistam a camisa". Como fazer isto? Penso que pessoas não vestem a camisa de equipes por causa de remuneração e coisas do gênero. Elas fazem isto quando se sentem parte da equipe, quando vêem que tudo o que fazem ajuda a equipe a ir bem, ser reconhecida, aparecer perante as demais pessoas da empresa, ter destaque e tudo isto se tornar também reconhecimento de cada membro da equipe como um todo. Fazer com que a equipe se sinta realmente uma equipe ajuda muito nisto.



Dois passos
O primeiro passo entendo que seria fazer a equipe se destacar para a empresa. Isto pode ser feito através de informativos divulgando as realizações da equipe, mostrando quais são as atividades realizadas, fazendo com que todas as áreas da empresa saibam da importância que a equipe tem no todo. Também usar bastante de elogios, traçar metas para a equipe, mesmo que hajam metas para cada individuo, tratar como realizações do todo e sempre que estas metas forem cumpridas elogiar, mostrar para os superiores que houve o cumprimento das metas, divulgar para a equipe os retornos dos superiores quanto as realizações da equipe.

O segundo é com a equipe. Fazer com que as pessoas entendam que não há ninguém mais importante ou menos importante dentro do todo. Que cada um cumprindo suas atividades, se mais ou menos complexas, estará contribuindo para o crescimento da equipe, estará contribuindo para que as metas sejam atingidas.  A equipe estando ciente de seus objetivos e sabendo que estes objetivos vão contribuir para o engrandecimento da mesma vai estar preocupada trabalhar para que estes objetivos sejam alcançados e vai se ajudar para que isto se torne possível.

Não é fácil, não é algo simples de se administrar, mas é possível e com certeza faz muito bem para a empresa ter equipes assim.

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