Total de visualizações de página

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Expectativas

Enfim chega o esperado dia da sua conversa com seu chefe para ter um retorno sobre seu trabalho na equipe. Após um ano trabalhando na nova área você vai saber como estão vendo o seu trabalho. Aí o chefe começa a falar e seu mundo cai. E ele fala: "Eu esperava muito mais de você, gostaria que blá, blá, blá" e você descobre finalmente que está indo muito mal, que foi mal avaliado e tudo mais. Que péssimo né? 

Acompanhamento
É difícil, um líder tem muitas atividades, reuniões e funções no seu dia a dia que dificultam tirar um tempo para conversar com sua equipe. Mas é necessário, tem que se planejar e tirar um tempo sempre que possível para trocar idéias, dar retorno de trabalhos, saber como cada um está se sentindo na sua função. Manter este acompanhamento dá oportunidade de levar a equipe junto consigo, de ajudar no desenvolvimento de seus subordinados.

Surpresas dos dois lados
Não é só o chefe que pode surpreender neste momento de conversar com sua equipe. De repente ele está achando que uma pessoa está fazendo um ótimo trabalho, que está indo muito bem e na conversa descobre o contrário. "Chefe, tenho sentido muitas dificuldades no meu dia a dia, penso que não sou a pessoa certa para este trabalho que me foi passado e gostaria de buscar uma vaga em outra equipe.".

Diferentes níveis
Não tem jeito, um líder pode ser o maior parceiro do pessoal da equipe, amigo, estar em todos os eventos e todos se divertirem com ele, mas ele é um líder. Sendo assim, todos vão falar de suas dificuldades, vão fazer suas críticas, reclamações entre seus pares, mas dificilmente alguém vai fazer isto chegar até a liderança. O Líder é colocado num outro nível e parece que ninguém se sente confortável em chegar até lá para falar das coisas da equipe. Se o líder não chamar para conversar, não puxar o assunto, não vai saber de muitas coisas.

Mundo Ideal
Na minha modesta opinião e experiência(vá lá, como fui o lider, provavelmente não sei de toda a verdade, hehe) manter um acompanhamento periódico com as pessoas da equipe só tem a contribuir com um bom ambiente que possibilita que a equipe acabe trabalhando com mais vontade e fazendo o seu melhor. Nestes momentos aproveitar para dar um retorno sobre o trabalho de cada um, saber o que estão sentindo, suas dificuldades, suas críticas(alguns pouco dirão, mas sempre tem alguém na equipe que vai falar o necessário) o que  vai fazer com que todos acabem evoluindo juntos e a equipe consiga cumprir bem todas as suas atividades e funções.

0 comentários:

Postar um comentário